Futuro do trabalho se conecta à inteligência emocional e à inteligência artificial
-
Neurocientista Álvaro Machado Dias é confirmado na ExpoMais 2023
Compartilhe:
03/08/2023
O que otimismo, pandemia de coronavírus, inteligência artificial, metamodernidade, espiritualidade, conexão com a natureza, Matrix e o filme da Barbie têm em comum? Todos são temas de reflexões do neurocientista e futurista Álvaro Machado Dias, o segundo palestrante confirmado da ExpoMais 2023.
Considerado um dos maiores nomes no Brasil para falar de temáticas relacionadas a Ciência, Comportamento Humano, Filosofia, Tecnologia & Inovação e Saúde, o também professor e pesquisador tratará no evento sobre as interrelações entre homens e máquinas, tema norteador da sétima edição, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de outubro, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
“A presença do Álvaro Machado Dias na ExpoMais representa lançarmos um olhar sobre Inteligência Emocional x Inteligência Artificial sob a ótica da Ciência, suscitando reflexões, nos fazendo pensar sobre as transformações e a maneira como reagimos a elas”, entende Danielle Zabotti, coordenadora do projeto, responsável pela Comunicação e curadora de conteúdo e experiência do evento.
Consciência
Uma das inquietações recorrentes dos profissionais é o reposicionamento no mercado, na medida em que o uso da tecnologia amplia-se em diferentes setores. Mas as máquinas são mais eficientes e podem mesmo tomar o nosso lugar? Serão capazes de ter consciência e pensar como as pessoas?
“Olhando do ponto de vista do que acontece no cérebro humano, a consciência é uma propriedade emergente dos sistemas biológicos. E ainda não sabemos como tornar consciente um sistema que processa informação”, pondera Álvaro Machado Dias.
“Considerando que singularidade é o momento em que as máquinas pensam no mesmo nível que os seres humanos, acho que vai acontecer quando um sistema de processamento de informação sintético for capaz de mapear e executar com precisão as variações de modelos mentais que existem sob a estabilidade da linguagem”, acrescenta.
O especialista explica que os algoritmos não conseguem perceber diferenças relacionadas à linguagem humana porque não ‘pensam’ relativamente a objetos que existem no mundo real, como acontece com as pessoas.
“A grande questão não é a sintaxe, mas o que está sob a linguagem. Os seres humanos têm linguagem e pensamento. Muitas vezes, usamos a linguagem querendo dizer coisas distintas, porque o pensamento por trás é distinto. É essa sutileza que a máquina está longe de pegar”, considera.
Sétima edição
Tendo como eixos principais Marketing, Administração, Inovação e Sinergia, a ExpoMais 2023 é apresentada por Sicredi e Diamante e cocriada por Acic, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Prefeitura de Criciúma, Satc, Sebrae, Senac, Sesi/Senai e Unesc. Neste ano, o evento conta ainda com o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Regional Criciúma.
Os ingressos podem ser adquiridos em Expomais.com, inclusive pacotes promocionais para empresas, de três, cinco ou dez ingressos. Associados da Acic e de demais associações empresariais da região, bem como associados da CDL de Criciúma, contam com descontos exclusivos. Para ter acesso, basta solicitar o cupom de desconto por meio do WhatsApp (48) 99974-4044 ou (48) 99917-1401.
Andréia Limas
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da ExpoMais