Futuro do trabalho se conecta à inteligência emocional e à inteligência artificial
-
Como a inteligência emocional e a inteligência artificial se conectam?
Compartilhe:
18/07/2023
Em vídeo com mais de 1 milhão de visualizações no Youtube, Leandro Karnal analisa como o ChatGPT responde às mesmas perguntas feitas por ele para Gilberto Gil, Vik Muniz e Scarlett Marton. Além de analisar o conteúdo entregue pelas tecnologias revolucionárias, Karnal discute o impacto delas na construção do conhecimento e propõe uma reflexão sobre o assunto.
“A ferramenta de produção de textos a partir de uma inteligência artificial nos leva a muitos questionamentos. Um dos óbvios é em relação ao direito autoral, de dizer que é meu algo que na verdade foi produzido por um sistema”, coloca o primeiro palestrante confirmado da sétima edição da ExpoMais.
Este ano, o tema norteador do evento marcado para os dias 3 e 4 de outubro na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) é Inteligência Emocional x Inteligência Artificial, tendo como perguntas centrais: “Como estamos preparados para lidar com esse mundo tão acelerado e em constante mudança?”; “Como ser um profissional emocional e tecnicamente preparado para lidar com isso e inovar?”.
“A palestra do Karnal está no eixo da Sinergia, tratando da intersecção desse tema. Ninguém mais preparado do que ele para falar sobre isso. A vinda de Leandro Karnal também atende a um anseio do público, que em pesquisa realizada no ano passado sugeriu seu nome, mas na ocasião não foi possível trazê-lo devido a conflito de agenda”, comenta Danielle Zabotti, coordenadora do projeto, responsável pela Comunicação e curadora de conteúdo e experiência do evento.
Reflexões
Professor, historiador, escritor e um dos mais respeitados pensadores brasileiros, Karnal tem diversos vídeos postados na internet, onde aborda os temas. Em um deles, reflete sobre o uso do celular e do WhatsApp e seus impactos no relacionamento humano.
“O primeiro ponto de inteligência emocional é a capacidade de perceber emoções. É unânime refletir que interações através do WhatsApp, muito áudio e pouca visualização, muita imagem e pouco contato direto nos olhos, intermediação de celulares para os contatos humanos, provocaram nas pessoas uma diminuição de capacidade de percepção de microrreações faciais e de gestualidade”, pontua.
“O uso do celular vai ser um espelho, às vezes opaco, de vez em quando translúcido e raramente transparente, de percepção do outro. Integrar emoções para facilitar o pensamento, ou seja, usar emoções para facilitar a empatia, para fazer uma aproximação maior”, acrescenta.
Na ExpoMais, Karnal vai proferir uma palestra desenvolvida especialmente para o evento, tendo como tema “Inteligência Emocional x Inteligência Artificial. Você está pronto para o agora?”.
Sétima edição
Mantendo como eixos principais Marketing, Administração, Inovação e Sinergia, a sétima edição tem como apresentadores Sicredi e Diamante e cocriação de Acic, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Prefeitura de Criciúma, Satc, Sebrae, Senac, Sesi/Senai e Unesc. Neste ano, o evento conta ainda com o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Regional Criciúma.
Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial do evento: https://www.expomais.com/. Associados da Acic e de demais associações empresariais da região, bem como associados da CDL de Criciúma, contam com descontos exclusivos. Empresas também podem adquirir pacotes promocionais de três, cinco ou dez ingressos.
Deize Felisberto e Andréia Limas
Assessoria de Imprensa da ExpoMais