Mostra de Inovação e Tecnologia apresenta tendências durante a ExpoMais 2022

Multiverso, robótica, realidade aumentada, prototipagem, ambientes virtuais voltados para o ensino e aprendizagem. A primeira edição da Mostra de Inovação e Tecnologia, realizada durante a ExpoMais 2022, reuniu as instituições de ensino e empresas que apresentaram tendências e possibilidades de vivenciar experiências imersivas digitais.

As tecnologias desenvolvidas pela equipe de soluções digitais do Senai chamaram a atenção. O aplicativo Senai LAB Experience, disponível gratuitamente na Play Store, disponibiliza salas de aula e laboratórios virtuais para uso.

O outro aplicativo, Senai Space, oferece realidade aumentada para o ensino, enquanto o Holo Senai é a tecnologia de holografia para melhorar o aprendizado. “Mescla o ambiente real com a realidade virtual, permitindo ao aluno, por exemplo, montar e desmontar um motor elétrico de forma imersiva. É a possibilidade de treinamento potencializado e sem risco à vida”, explicou o desenvolvedor multimídia do Senai, Kevinn Moura.

A bancada didática de simulação da indústria 4.0 permite simulações de uma produção totalmente automatizada. A partir de 2023, cada escola do Sesi/Senai contará com um exemplar igual ao apresentado na Mostra de Inovação e Tecnologia, com o objetivo de aliar ainda mais a teoria à prática.

O Laboratório de Sementes da Unibave apresentou o germinador utilizado para realização de teste básico de germinação das sementes. De acordo com o responsável técnico, Paulo Eberhardt, o equipamento simula um ambiente perfeito para as sementes.

“Através dessa análise, podemos disponibilizar laudos para que os produtores tenham informações que os ajudem a tomar decisões sobre o plantio”, explicou Eberhardt, lembrando que atualmente é utilizado dentro da instituição de ensino, mas a expectativa é para que em breve seja disponibilizado à comunidade em geral.

Experiências inovadoras

Quem visitou a Mostra de Inovação e Tecnologia ainda pôde participar de experiências imersivas virtuais em metaverso e realidade aumentada, conhecer tecnologias utilizadas na medicina veterinária e na geração de energia solar, além de acompanhar o trabalho de startups incubadas em espaços comprometidos com o ecossistema de inovação local.  

Realizada na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) de 8 a 10 de novembro, a sexta edição da ExpoMais teve apresentação de Sicredi e Diamante e contou com a cocriação de Acic, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Esucri, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Prefeitura Municipal de Criciúma, Satc, Sebrae, Senac, Sesi/Senai, Unesc, Unibave e UniSul.

Texto: Alfa Comunicação e Conteúdo

Compartilhe a informação