Sul Conecta: evento on-line aborda retomada do desenvolvimento

Promover a conexão da região Sul de Santa Catarina em torno da retomada do desenvolvimento. Esse é o propósito do Sul Conecta, evento on-line e gratuito que acontece no dia 15 de outubro. Realizada pelo Sebrae/SC, a iniciativa é voltada para micro e pequenas empresas, empreendedores e lideranças regionais que, além da retomada, também buscam uma visão positiva e conjunta para 2021.

Com belezas naturais, infraestrutura e posição geográfica favorável, tendo em vista que está situada entre duas capitais, a região Sul catarinense tem se desenvolvido, nos últimos anos, de forma individual em suas microrregiões – Extremo Sul (Amesc), Região Carbonífera (Amrec) e Região de Laguna (Amurel). Nesse contexto, são realizados eventos anuais nos principais polos das três microrregiões com o objetivo de gerar negócios, compartilhar conhecimento e proporcionar oportunidades de inovação.

“É hora de conectarmos todas essas capacidades existentes no Sul de Santa Catarina e promovermos uma agenda positiva, que traga novas possibilidades para a retomada das atividades e adaptação ao que está se tornando natural, com cuidados individuais, mas pensando no coletivo”, ressalta o gerente regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.

Os eventos anuais que darão apoio ao Sul Conecta são a Expomais, cocriada por entidades empresariais e instituições de ensino de Criciúma; o Fórum Aciva de Networking (FAN), de Araranguá; o Seminário de Empreendedorismo e Inovação (SEI), de Içara; e o Festival de Eventos do Sul (Feincos), de Tubarão. Normalmente presenciais, essas ações não serão realizadas em 2020 devido à pandemia de coronavírus. No entanto, o Sul Conecta é uma iniciativa conjunta do Sebrae/SC e das entidades organizadoras e apoiadoras dessas iniciativas regionais.

Conteúdo atual

Gelosa acrescenta que o Sul Conecta é um evento multi-institucional que reunirá entidades de toda a região para discutir os cenários do empreendedorismo e das novas tecnologias durante e pós-pandemia. “Faz parte dos desafios impostos em 2020 a manutenção dos negócios e trabalhos, além da adaptação às novas tecnologias, pois avançamos em meses o que era esperado para daqui alguns anos. Isso é desenvolvimento e evolução e será abordado no Sul Conecta”, destaca.

O evento terá início às 19 horas, com Gil Giardelli e o tema “Inovação, Transformação Digital e Sociedade 5.0 no cenário pós pandemia”. “Estamos vivendo uma transição muito grande e no centro está a sociedade 5.0, um conceito apresentado pelo governo japonês no encontro do G20, grupo das maiores economias do mundo. Isso significa usar a tecnologia para colocar o ser humano no centro de tudo. Vamos falar sobre isso, sobre o conceito green innovation e sustentabilidade, além de tratarmos sobre inteligência artificial, inclusive com a presença de uma robô humanoide, a Pepper”, comenta Giardelli, que esteve na Expomais em 2017.

Na sequência, às 20 horas, Ana Carla Fonseca Cainha abordará o tema “Papel das Pequenas Empresas no Desenvolvimento das Cidades”. “Santa Catarina possui uma veia empreendedora e empresarial que inspira todo o Brasil. É chegada a hora da região Sul se valer de toda a sua potência e se reinventar com base em inovação e empreendedorismo. Vamos falar sobre os desafios e oportunidades para que isso aconteça, abordando, principalmente, a transformação digital, uso de tecnologias, inovação e empreendedorismo criativo”, afirma Ana Carla, uma das palestrantes âncoras da Expomais em 2018.

Quem tiver interesse em acompanhar o evento deve realizar uma inscrição prévia através do link sebrae.sc/sulconecta. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (48) 3403-2202.

“Com a parceria das entidades representativas do empresariado, o Sebrae realiza o Sul Conecta, um evento que vai abordar questões primordiais no momento que vivemos. É preciso ressaltar a importância dessas parcerias, em promover o Sul Conecta, com os eventos já consolidados na região, para propor a discussão de temas tão relevantes”, considera o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin.

Com informações de Vanessa Amando | NBCom

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *