Na abertura da Expomais, destaque ao futuro do trabalho e ao e-commerce

A quarta edição da Expomais foi aberta oficialmente na tarde desta quarta-feira, destacando o futuro do trabalho e o e-commerce, em palestras ministradas pelo pesquisador Alexandre Pellaes e pelo empresário Rogério Salume, respectivamente. Também foram realizadas as primeiras atividades paralelas, em forma de painéis. A programação do primeiro dia terá sequência esta noite, com as palestras de Daniel Franco, diretor de Inovação Duratex, e Hugo Rodrigues, CEO da Printi.

Primeiro a falar, Pellaes abordou as transformações nas relações de trabalho e nos modelos de gestão, e como isso se reflete não só na carreira profissional, mas na vida das pessoas. E foi essa consciência que o levou a mudar radicalmente a própria trajetória: do sonhado emprego como “controller” para a pesquisa e especialização em modelos flexíveis de gestão, significado do trabalho e o papel da produção individual.

Foram nada menos que 14 trocas de emprego, de vendedor de cursos de inglês na rua a CEO de empresas nacionais, multinacionais, públicas, privadas, gigantes e startups. “O trabalho é uma grande impressora 3D, onde imprimimos quem somos para o mundo ver. E pode nos dar orgulho ou ojeriza. Qual o impacto social e psicológico que estamos gerando nos outros e em nós mesmos com o nosso trabalho?”, questionou.

O pesquisador apresentou o trabalho como um meio de desenvolvimento pessoal. “No futuro, não será essa forma ‘encaixotada’. Vamos trabalhar com mais qualidade e não com a preocupação de quantidade. Estamos viciados num modelo que fazia sentido em outro momento”, argumentou.

Foco nas pessoas

Essas mudanças, conforme Pellaes, levam também a um novo modelo de gestão, focado nas pessoas, com formas diferentes de liderança, onde há papéis em vez de cargos. “Qualquer negócio de sucesso começa nas pessoas. Para a Wine, o nosso grupo de colaboradores está em primeiro lugar, porque se não estiverem motivados, felizes, não vão tratar bem os clientes”, concorda o empresário Rogério Salume, fundador do Wine.com.br, palestrante que apresentou o case da empresa logo a seguir.

Segundo ele, a ideia de vender vinhos on-line, que nasceu com a Estação do Vinho em 2004, foi estruturada a partir desse pilar. O primeiro objetivo da empresa também tinha um viés voltado às pessoas: democratizar o consumo de vinhos no Brasil, oferecendo momentos de prazer ao consumidor. Aliados a isso, oferecer várias opções de produtos, que podem ser comprados pela internet e recebidos em casa. Seguindo essa fórmula, a Wine alcançou o top 3 mundial na venda de vinhos.

Depoimentos sobre a Expomais:

Moacir Dagostin, presidente da Acic: “Estamos felizes por estarmos responsáveis em trazer esse grande evento, mostrando formas de inovar, novas tecnologias, como se comportar diante dos empregos que estão sendo criados”.

Lucas Dominguini, diretor geral do IFSC Campus Criciúma: “É muito bom reunir a cidade para discutir perspectivas futuras. Essa é uma missão de todos nós e por isso existe a Expomais. A sinergia, junção de forças, nos leva a encontrar processos de melhoria.

Luciano Pinheiro, diretor técnico do Sebrae /SC: “Estamos muito felizes em participar da cocriação da Expomais, que envolve a tríplice hélice: poder público, instituições de ensino e empresas”.

Ricardo Dias, secretário de Comunicação do Estado: “O Governo do Estado tem buscado exemplos positivos na iniciativa privada, como a digitalização dos processos”.

Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma: “Junto com o Marketing, a Administração, a Inovação e a Sinergia, a Expomais já tem outro ‘s’, de sucesso. O evento já faz parte do nosso calendário. A matriz econômica muda muito rápido e é preciso acompanhar essas mudanças. Daqui dez anos, a matriz será mudada por esses meninos e meninas que hoje estão nos bancos escolares”.

(Assessoria de Comunicação – Expomais 2019)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *