“Empreender é arriscar a própria pele”, define Luciano Pinheiro na Expomais

O diretor técnico do Sebrae/SC, Luciano Pinheiro, cumpriu a promessa de abordar de uma forma diferente o empreendedorismo, conceito que ele define muito mais como transpiração do que como inspiração. Ao abrir as atividades da Expomais, nesta terça-feira (24) na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), em palestra exclusiva para estudantes, ele já iniciou dizendo: “Empreender é arriscar a própria pele”.

Para justificar a afirmação, Pinheiro deu o próprio exemplo. “Meu primeiro empreendimento foi quando tinha de 16 para 17 anos e estava na faculdade. Fazia digitação de trabalhos de aula e descobri que, se eu mesmo escrevesse, poderia cobrar mais. Ganhei um bom dinheiro, mas o negócio só durou um ano, até a coordenadora do curso descobrir e ameaçar me expulsar”, relembrou.

O segundo negócio também não deu muito certo. “Junto com um amigo, decidi fazer licor a partir de cachaça. Fizemos mais de 100 litros, de todos os sabores que vocês possam imaginar. Mas ficou lá no depósito, até que fizemos uma festa e bebemos quase tudo”, contou.

A persistência, no entanto, o levou ao sucesso e atualmente, através de sua empresa, faz investimentos nos setores de serviços e comércio. “O ponto essencial do empreendedorismo é arriscar a própria pele. Empreender é experimentar e isso vai ‘levar a sua pele’. Mas, no final das contas, você vai aprender e conseguir apreender”, ponderou.

O acadêmico Rafael Lisboa da Silva, de 27 anos, conta que já está na terceira tentativa de ter o seu próprio negócio. “Montei há pouco mais de um ano um pequeno negócio familiar na área de venda de embalagens, mas este já é o terceiro. Já vendi salgados, perfumes, e acabei desistindo. A concorrência para o pequeno é muito difícil, além de muitas dificuldades para capital de giro e para administrar o negócio”, relata.

“A palestra do Luciano Pinheiro foi ótima para aprender que a persistência é uma das grandes virtudes do empreendedor, foram muitas dicas para quem quer empreender”, acrescenta o estudante da segunda fase do curso de Processos Gerenciais da Unesc. 

Oportunidade

Tão importante quanto acreditar e investir nas próprias ideias, conforme Pinheiro, é perceber e aproveitar as oportunidades. Além disso, juntar todas as informações possíveis sobre o negócio, conhecer os entraves, como a carga tributária, e trabalhar muito. “Também é preciso de uma boa dose de loucura para ser empreendedor”, considera.

O diretor técnico do Sebrae/SC ainda vai participar de um dos painéis da Expomais. “É um prazer ter aqui um amigo de longa data, entramos juntos no Sebrae e hoje o Luc (Luciano Pinheiro) é um dos diretores. É uma honra estarmos juntos nesse evento”, ressaltou o coordenador do Sebrae Regional Sul, Murilo Gelosa.

Cocriadoras

O Sebrae é das entidades empresariais e instituições de ensino cocriadoras da Expomais, assim como Acic, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de CriciúmaEsucriInstituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus CriciúmaSatcSebraeSenacSenai e Unesc.

O diretor do Senac, unidade de Criciúma, Alexandre Bevilacqua Meneguetti, enaltece o o trabalho em equipe na organização do evento. “Sabemos que não é fácil juntar tantas instituições e proporcionar todas essas experiências”, concorda o representante do Senai, Maicon Canever.

“A Expomais já é um sucesso, com todos os ingressos vendidos de forma antecipada, mas o evento não é só isso. A Expomais vai entregar conteúdo, trazer conhecimento, novas ideias. Começando hoje, com o Luciano Pinheiro, que abordou o empreendedorismo de uma maneira completamente diferente”, afirma Moacir Dagostin, presidente da Acic.

Programação

A abertura oficial da Expomais está marcada para esta quarta-feira (25), às 13h30min, na Acic. Após a solenidade, o pesquisador Alexandre Pellaes dará início às atividades do dia, com a palestra “Futuro do Trabalho”. Entre a quarta e quinta-feira (26), serão mais sete palestras âncoras, além de apresentação de cases, labs e painéis.

(Assessoria de Comunicação – Expomais 2019)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *