A criatividade nada mais é que uma ferramenta para resolver problemas

Com um mercado em constante mutação, a criatividade é ferramenta essencial. Mas em meio ao nosso dia a dia, como podemos desenvolver essa habilidade? Isso é possível? Segundo a maior referência em improviso do Brasil, sim! Foi divertindo o público e trazendo insights diversos que Marcio Ballas abriu o segundo dia de trabalhos da ExpoMais

Segundo Ballas, a busca pela criatividade é constante. “É possível criar em qualquer lugar. Muitas pessoas ainda associam a criatividade apenas a algumas áreas mais criativas, como artistas ou profissionais da área de marketing, por exemplo, mas a criatividade não está restrita à área nenhuma. Todo mundo é criativo, nós nascemos espontâneos. A criatividade nada mais é do que uma ferramenta para resolução de problemas”, comenta o artista.

Ballas ainda ressaltou a importância de dizermos “sim”. “A aceitação é o primeiro passo do processo criativo. Nós não podemos ter medo de errar. A criação fica muito mais fértil a partir do sim. Temos que deixar o filtro de lado em momentos criativos, já que os bloqueios contribuem para que percamos ideias rapidamente”, ressaltou. 

Design, um GPS para novos mercados

Paulo Bago D’Uva trouxe exemplos de inovações na área do Design, com referências vindas de Portugal e de outras partes do mundo. Segundo ele, é preciso estar atento às linguagens e não se ater aos problemas que surgem. “Limitações produtivas nos afastam das tendências”, comentou. 

Ele destaca ainda que basta estar atento para desenvolver novas estratégias. “No Centro Português de Design, nós tivemos que nos reinventar e cativar as empresas para a importância do Design como alavanca dos negócios para o mundo, que é claro, não servem as receitas antigas. É preciso enxergar as oportunidades e a simplicidade que está ao nosso alcance de mudar o nosso redor”, ressaltou Paulo. 

Saiba Mais

O encontro ocorre nesta quarta e quinta (17 e 18 de outubro), na Acic, em Criciúma, focado nas tendências de mercado das áreas de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia.

A ExpoMais é uma cocriação entre entidades empresariais e instituições educacionais aliadas ao desafio de proporcionar momentos únicos de conhecimento, que navegam entre os conteúdos apresentados pelos seus palestrantes. São elas: Acic, CDL de Criciúma, Esucri, IFSC, Satc, Sebrae, Senac, Senai e Unesc. A Expomais tem inúmeros apoiadores, sendo apresentada pela Betha e Sicredi.

(Com informações da Bossa Experiências Criativas/ Assessoria de Comunicação da ExpoMais) 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *